Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Pages

About

Blog de moda, saude, maquiagem, cuidados com o cabelo, momentos para refletir... E muito mais... Mande nos um e-mail para gi.bb130@hotmail.com caso queira sugerir materia, fazer reclamações, elogios ou qualquer outra coisa.

Aproveite as dicas... E siga

Seguir por e-mail

Liga Das Florestas

Salve

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Antes de iniciar qualquer dieta, certifique-se que ela contém todos os nutrientes essenciais para uma boa saúde. É importante escolher um plano de alimentação que você possa seguir de forma definitiva.
O plano deve também lhe ensinar como selecionar e preparar alimentos saudáveis, e como manter o peso alcançado. Lembre-se: Fazer uma dieta saudável e nutritiva para manter o novo peso deve ser combinado com atividade física regular.

"Água morna em jejum diminui a barriga."

Mito: Queimar gordura e eliminar peso depende da quantidade de alimentos ingeridos e o número de calorias eliminadas. Alguns poucos alimentos aceleram o metabolismo, como a cafeína.  Beber água morna em jejum (ou chá quente depois das refeições) não elimina nenhum grama de gordura. O ideal é eliminar a ingestão ou diminuir ao máximo a quantidade de gordura ingerida, além de praticar exercícios aeróbicos.

"É possível comer de forma saudável em fast foods."

Verdade: Fast foods podem não ser prejudiciais se você aprender a comer de forma balanceada. Grelhados, saladas e outros alimentos saudáveis geralmente podem sim ser encontrados em fast foods. Fique de olho na quantidade e na forma de preparo dos alimentos. O importante é não exagerar.

"Comer à noite engorda."

Mito: À noite o metabolismo é mais lento. Mas não é isso que vai fazer você engordar. O jantar — desde que com alimentos de fácil digestão — é muito bem vindo ao organismo. Para ganhar ou perder peso, não importa a hora do dia você come, e sim a quantidade de alimentos que você ingere ao longo do dia.

"Chocolate é saudável e não engorda."

Verdade: Desde que em pequenas doses, é claro. Segundo pesquisas, é extremamente saudável, principalmente para as mulheres, ingerir uma barrinha de 25 a 30g por dia de chocolate amargo. Ele aumenta a serotonina e tem antioxidantes importantes.

Carne vermelha faz mal à saúde."

Mito: É verdade que carne vermelha, frango, porco e peixe contêm gordura saturada e colesterol. Porém, contêm também nutrientes que são muito importantes para a saúde, como proteína, ferro e zinco. Para não fazer mal, o tamanho de uma porção de carne deve ter o tamanho aproximado de um baralho de cartas. Escolha pedaços de carne que têm menos gordura, e retire qualquer gordura extra antes de cozinhar.

"Tomar pílula anticoncepcional engorda."

Mito: Esse tipo de medicamento pode fazer com que a mulher retenha líquidos, o que causa inchaço. Mas não interfere em nada no acúmulo de gordura.

"Ficar em jejum emagrece."

Mito: Ao contrário. Quando ficamos em jejum, o corpo não tem como saber se a falta de comida é intencional ou não. Então, para aumentar nossa chance de sobrevivência, ele acaba poupando energia, e reduz o metabolismo para que as reservas de gordura durem mais tempo.

"Beber líquido durante as refeições engorda."

Mito: Uma quantidade de até 100 ml de água ajuda a deglutição e lubrificação dos alimentos, facilitando a digestão. Entretanto, se for ingerido líquidos em maiores quantidades e com muito açúcar, isso aumenta sim o valor calórico da alimentação, além de dilatar o tamanho do estômago.


"Chá verde ajuda na perda de peso."

Verdade: Por ter cafeína e catequinas, o chá verde acelera o metabolismo e auxilia a diminuição de gordura corporal. Além disso, por possuir substâncias antioxidantes, o chá ajuda no processo de desintoxicação do organismo. Veja mais informações sobre o chá verde

"Abdominais ajudam a eliminar a barriga."

Mito: Esse tipo de exercício é indicado para fortalecer a musculatura do abdome, não para queimar gordura localizada.

"Refrigerantes diet e light estão liberados."

Mito: É fato que contém muito poucas calorias, mas também é verdade que possuem pouquíssimos nutrientes. O corpo, através do fígado, precisa eliminar as substâncias pobres em nutrientes. Os excessos sobrecarregam o fígado e causam doenças.

"Comer rápido demais engorda."

Verdade: Uma pesquisa sobre hábitos alimentares da Universidade de Osaka, no Japão, chegou à conclusão de que a velocidade com que se come pode ser tão importante quanto o que está no prato. Quanto mais rápido comemos, tendemos também a ingerir maior quantidade de comida.

"Vitamina engorda."

Mito: As vitaminas não fazem com que a pessoa ganhe peso. O que acontece é que elas abrem o apetite e, portanto, acabam engordando de forma indireta.

"Pessoas obesas são mais bem nutridas."

Mito: Está provado que muitos obesos são desnutridos, pois não se alimentam corretamente. Comer muito não significa, de jeito nenhum, comer certo.

"Pular uma refeição por dia economiza boas calorias."

Mito: É importante comer cada três horas, para manter os níveis de glicemia. Assim, evitamos o estresse do jejum (que poupa energia e impede o emagrecimento) e evita a fome exacerbada na próxima refeição.

"Para emagrecer, é preciso comer em pequenas quantidades ao longo do dia."

Verdade: Seu corpo precisa de calorias e nutrientes durante todo o dia para funcionar bem. Se você pular refeições, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.

"Vegetarianos têm problemas com a falta de ferro."

Mito: O que ocorre é que o ferro de origem vegetal é mais sensível aos fatores que estimulam e inibem a sua absorção. Os vegetarianos têm a mesma prevalência de anemia por falta de ferro que os não-vegetarianos. A dieta vegetariana — ao contrário do que muitos pensam — não é pobre em ferro e, aliás, costuma ser mais rica nesse mineral do que a onívora. Por outro lado, a ingestão de vitamina C, que promove a absorção do ferro vegetal, costuma ser duas vezes maior do que a de onívoros. Deve-se evitar a utilização de quaisquer tipos de chá, mas principalmente o chá preto, junto com as refeições, pois ele inibe a absorção de ferro. Os grãos de cereais integrais, assim como os feijões, devem ser deixados de molho na água por pelo menos 12 horas, para que o seu teor de ácido fítico seja reduzido. Esse ácido reduz a absorção do ferro ingerido.

"Massas engordam."

Mito: Comer massas, como por exemplo o macarrão, não engorda desde que o molho seja leve, como por exemplo  molho de tomate fresco. Sempre acompanhe a massa com um alimento fonte de proteína (frango, peixe, carne ou ovo) e alimentos ricos em fibras (verduras e legumes). Desse modo, a refeição fica balanceada e só trará benefícios.




0 comentários: