Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Pages

About

Blog de moda, saude, maquiagem, cuidados com o cabelo, momentos para refletir... E muito mais... Mande nos um e-mail para gi.bb130@hotmail.com caso queira sugerir materia, fazer reclamações, elogios ou qualquer outra coisa.

Aproveite as dicas... E siga

Seguir por e-mail

Liga Das Florestas

Salve

domingo, 1 de abril de 2012

Um resumo da historia:

Segundo registram estudos, a civilização Olmeca foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro.
Eles habitavam as terras baixas do Golfo do México. Evidências arqueológicas comprovam que pouco depois os Maias, Toltecas, a Aztecas também já utilizavam o cacau, a consideravam-no o alimento dos Deuses.

Nesta época o cacau era usado como uma bebida, geralmente acrescida de algum condimento. Era ingerida pelos sacerdotes em rituais religiosos.
Houve tempo também, na mesma época, em que as sementes de cacau, de tão valorizadas, viraram moeda corrente. Eram usadas como meio de troca a referencial de valor.

Históricamente, foi Cristovam Colombo quem descobriu o cacau para a Europa, quando de sua quarta viagem ao Novo Mundo, por volta de 1502. Teria levado sementes de cacau para o rei Fernando II, sementes estas que passaram quase desapercebidas no meio de todas as outras riquezas que trouxe.

Em 1519, Hernando Cortez descobriu o cacau durante suas conquistas no México, mas os espanhóis não prezavam muito a bebida, achando-a fria, gordurosa a amarga. Porém logo perceberam o valor da semente como referencial de valor a moeda de troca. Em nome da coroa Espanhola começou plantações de cacau no México onde a " moeda" seria cultivada.
Em 1528, Cortez trouxe de volta para a Espanha cacau a as ferramentas necessárias para seu preparo. Com o passar do tempo, os espanhóis começaram a agregar açúcar a outros adoçantes a bebida, tornando-a menos amarga a mais palatável, portanto, ao gosto Europeu.
Estes passaram a tomar o líquido quente, e o chocolate quente começava cada vez mais a cair no gosto da elite espanhola. Também nesta época o cacau começou a ser feito em tabletes, que depois eram mais facilmente transformados em bebida.


Ao longo dos próximos 150 anos, a novidade foi se espalhando pelo resto da Europa, e seu uso foi sendo difundido na França, Inglaterra, Alemanha, Itália, etc. Vários ingredientes continuavam sendo agregados ao chocolate liquido: leite, vinho, cerveja, açúcar, a especiarias.
Foi somente em 1755 que o cacau apareceu nos Estados Unidos.

Mas a verdadeira revolução do chocolate aconteceu cerca de 30 anos depois, quando os holandeses desenvolveram uma prensa hidráulica que pela primeira vez permitia a extracção, de um lado, da manteiga de cacau, a do outro a torta, ou massa, de cacau. Esta última era pulverizada para se transformar em pó de cacau, que quando acrescido de sais alcalinos se tornava facilmente dissolúvel em água. Daí ao desenvolvimento de bebidas achocolatadas foi um passo rápido, a em sequência a mistura com manteiga de cacau fez aparecer os primeiros tabletes de chocolate mais ou menos como os conhecemos hoje.



Algumas receitas de Chocolate Quente:

********
Receita de chocolate quente Tia Emília

Ingredientes
1 litro de leite
6 colheres de chocolate em pó
3 colheres de açúcar
1 pitada de canela
1 xícara de café de licor de chocolate
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes, menos o licor e leve ao fogo médio, até levantar fervura. Retire do fogo e acrescente o licor. Mexa bem e sirva quente.
Dica: se for usar achocolatado, não coloque as colheres de açúcar.


********

Chocolate Quente Cremoso

Ingredientes

5 xícaras de leite
1/2 barra de chocolate ao leite
1/2 lata de creme de leite

Modo de Preparo: Rale e derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Aqueça o leite e misture o chocolate, depois acrescente o creme de leite aos poucos misturando bem para não formar bolinhas, se o leite estiver esf
riado um pouco aqueça por mais alguns instantes cuidando para não ferver, pois pode talhar o creme de leite.

**************


Chocolate quente com laranja

1/2 litro de leite
1 xícara de conhaque
Chocolate em pó a gosto
Pedaços de casca de laranja
Açúcar a gosto
Canela em pó a gosto


Modo de Preparo: Misture tudo menos o conhaque, e deixe ferver. Coloque-o um pouco antes de desligar. Antes de servir retire as cascas de laranja.


*******

Chocolate Quente com Amarula

Ingredientes


1/2 litro de leite
5 colheres de chocolate em pó
1 lata de leite condensado
1 pitada de canela
1 xícara de chá amarula
Raspas de chocolate

Modo de preparo: Misture todos os ingrediente e leve ao fogo até ferver. Por último coloque a amarula e salpique raspas de chocolate.

**********


Chocolate Quente Italiano

Ingredientes


350 ml de água
5 colheres de chá de chocolate em pó
5 colheres de chá de amido de milho
Açúcar a gosto
Leite condensado
Chantili spray
Modo de Preparo:Misturar todos os ingredientes, menos o leite condensado e o chantili.
Levar ao fogo mexendo até engrossar. Em um copo colocar no fundo mais ou menos 1 cm de leite condensado, acrescentar o chocolate quente e completar com chantili.



0 comentários: